CT Comboios Transmontanos S.A.

Livro de Visitas

Data 05-10-2010
De Pedro Sousa
Assunto Comboios em Trás-os-Montes

Boa noite.
Os meus parabéns por esta excelente iniciativa que espero ter um futuro promissor.
Eu, num fórum ligado à ferrovia tenho um tópico chamado Via Métrica que defende a continuidade da mesma ainda mais na região transmontana. Entrego-lhe aqui alguns dos meus projectos. Tenho estudos sobre eles e se os quiser eu mando-lhos é só pedir.
Aqui ficam eles então (isto é um copy paste, peço desculpa se tiver imperfeições):
- Porto - Braga. Este trajecto tem o seu início em Leixões, no porto de Leixões, tendo uma estação para passageiros (sendo que seria terminal) junto ao terminal da linha azul do Metro do Porto, que liga o Estádio do Dragão e Senhor de Matosinhos. Iria então seguir pelo antigo troço de linha de Via Métrica que ligava a Maia à Trofa (este troço continua praticamente intacto, não tendo o Metro do Porto lhe mexido praticamente), seguindo depois por entre os canais ferroviários do Ramal de Braga e do Ramal de Guimarães até Braga (Braga ficaria servida por dois tipos de rede Suburbana em Bitola Métrica e em Bitola Ibérica). Ligações ferroviárias a todas as zonas industriais próximas por onde a linha passa, em especial a Zona Industrial da Maia, pois é inadmissível que uma das maiores zonas industriais do país não tenha sequer uma linha de comboio que levem as mercadorias até lá, com todas as vantagens que isto traz.
- Braga - Vila Real, este troço de Bitola Métrica passaria por Póvoa do Lanhoso, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena e a estação terminal em Vila Real.
- Vila Real - Bragança. Começando em vila Real, passaria por Sabrosa, Alijó, Murça, Mirandela (onde entraria na Linha do Tua), Macedo de Cavaleiros e Bragança.
- Vila Real - Viseu. Troço a passar em: Vila Real - Peso da Régua - Lamego - Castro Daire - São Pedro do Sul - Vouzela - Viseu.
- Bragança - Pocinho (estação da Linha do Douro): Pocinho - Torre de Moncorvo (linha do Sabor desactivada pelo vosso Governo, PM da altura Cavaco Silva), Freixo de Espada à Cinta (via Carviçais - Mós), Mogadouro (via Mazouco - Fornos - Lagoaça - Bruço - Vale de Porco - Zava), Miranda do Douro (via Sendim - Fonte de Aldeia - Duas Igrejas) onde aqui se poderá ligar a Zamora (Espanha) e à sua Alta Velocidade, Vimioso (via Malhadas - Genísio - Caçarelhos), Bragança (via Argozelo - Outeiro - Paço – Rio Frio – Daqui até Bragança seguiria o percurso do IP 4 tendo apenas que passar o Rio Sabor ao lado da mesma com uma ponte de extensão de 130 metros. A entrada em Bragança dar-se-ia por Santa Maria indo até à antiga Estação de Bragança onde novamente ficaria sediada a estação de CF de Bragança).
- Amarante - Vila Real. Seguindo por Vale do Infante, Gatão, Aboim, Arnóia, Celorico de Basto, Britelo, Veade, Mondim de Basto, Cilindro, Atei, Arco de Baulhe, Basto, Alvite, Cabeceiras de Basto, Chacim, Moimenta (Cávez), Friume, Ribeira de Pena, Vila Real.
- Reactivação imediata da Linha do Tua no seu percurso entre o Tua e Bragança (esqueçam lá a barragem).
- Vila Real - Chaves. Passando por Sabrosa - Alijó - Murça - Vila Pouca de Aguiar - Pedras Salgadas - Valpaços - Chaves. Ligação a Ourense em Espanha. Mais uma liga transfronteiriça.
- Bragança - Chaves. Passando por Vinhais.
- Intercidades entre Porto - Braga - Vila Real - Bragança e Bragança-Vila Real-Viseu.
- Interregionais entre Amarante - Vila Real - Braga e Pocinho - Bragança - Vila Real (via Chaves).
- Suburbanos quanto baste, põe todas as linhas tem potencial para tal.

 

Contatos

CT - Comboios Transmontanos S.A.

ct_comboios@netcabo.pt

Procurar no site

 

Notícias

12-05-2011 12:01

A Linha do Corgo não termina em Vila Real

 A CT não se contenta com a posição do Dr. Passos Coelho que defende apenas a revitalização da Linha do Corgo até Vila Real, chamamos atenção do...
12-05-2011 11:50

Passos Coelho defendeu revitalização da Linha do Corgo

O presidente do PSD defendeu hoje a revitalização da Linha do Corgo, entre a Régua e Vila Real, considerando que é um pequeno investimento que faz...
01-05-2011 23:29

Reunião da CT na Galiza

Na passada Quinta-feira, dia 28 de Abril, a CT teve uma reunião com entidades da região da Galiza. A reunião decorreu em Santiago de Compostela e...
23-04-2011 17:58

Notícias do Douro

Notícia publicada nas Notícias do Douro.
15-04-2011 21:00

PARE, ESCUTE, OLHE ESTREIA NA SIC TELEVISÃO A 16 DE ABRIL | 23h30

O documentário já tem estreia marcada na SIC Televisão (co-produtora do filme). Será exibido uma versão de 55 minutos, no dia 16 de Abril, às 23h30...

© 2010-2011 CT-Comboios Transmontanos S.A.

Crie o seu site grátisWebnode