CT Comboios Transmontanos S.A.

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Data 07-10-2010
De Paulo Santos
Assunto Re:Comboios em Trás-os-Montes

Desde já agradecemos o seu contributo. Qualquer estudo que quiser enviar, pode-o fazer para o nosso e-mail de contacto.
Permita-nos algumas observações.
A ligação da Linha do Corgo à linha do Vouga fazia parte do projecto inicial da rede nacional de via estreita. A ponte que não tem qualquer utilização no Peso da Régua estava destinada para a ligação por via estreita entre Régua e Lamego numa 1ª fase e numa 2ª fase ligar Régua/Lamego a Viseu. Apesar de muito interessante, a ligação da Linha do Corgo à Linha do Vouga - pois Chaves estaria ligado a Aveiro por via-férrea – o projecto CT, quer apenas focar-se na região transmontana, pois queremos ser realistas quanto à viabilidade do projecto, em termos económicos, onde a construção de novas linhas têm custos demasiado elevados. Além disso, este projecto defende a criação de uma nova empresa para gerir apenas e só as linhas férreas de Trás-os-Montes.
Sobre o desvio que propõe para a linha do Corgo, poderia ser interesse pelas novas localidades abrangidas pela linha, mas tem 2 inconvenientes: custos elevados de construção de um novo traçado e aumento da duração da viagem entre Régua e Chaves. As principais premissas do projecto CT é modernizar as vias-férreas para que possa ser possível diminuir o tempo de duração da viagem, pois só assim podemos cativar passageiros para uma utilização diária. Daí que defendemos a reactivação da linha tal como era inicialmente, pois o traçado já está feito, fazendo no entanto algumas correcções, como por exemplo retirar a ida a Loivos.
A ligação a Valpaços fica mais económica através de Chaves-Valpaços-Mirandela.
Os centros das localidades de Murça e Alijó seriam servidos por empresas rodoviárias em articulação com os horários da CT.
Dentro de uma óptica de gestão de recursos, como explicamos no nosso projecto, não faz sentido ter mais do que 1 ligação a Espanha. A ligação por Bragança a Puebla de Sanabria é a mais acertada, uma vez que os municípios espanhóis abrangidos estão abertos à ideia e ficaríamos ligados à linha Madrid-Corunha. Além disso também possibilitaria a exploração turística da linha, factor muito importante para a viabilidade do projecto CT.
Quanto à Linha do Sabor, duvidamos se os custos de manutenção da Ponte no Pocinho são possíveis de suportar pela CT, dai que defendemos a criação de um ramal entre Macedo de Cavaleiros e Mogadouro, permitindo a ligação das três Linhas: Sabor, Tua e Corgo – importante para centralizar a manutenção do material circulante, assim como para maximizar a sua utilização – e uma utilização diferente da Linha do Sabor a partir de Mogaduro. Com esta ligação, não faz muito sentido, em termos económicos, fazer a ligação entre Bragança-Vinhais-Chaves.
Defendemos a continuação da linha do Tua até Vinhais, mas duvidamos que o município de Vinhais pudesse suportar a sua quota-parte financeira nessa ligação.
Todas as outras ligações fora de Trás-os-Montes de que fala são muito interessantes, mas estariam fora do âmbito do objecto da empresa CT.
Para o que o projecto CT – Comboios Transmontanos S.A. possa ser uma realidade, seria importante que os municípios transmontanos estivessem interessados em investir e tivessem também vontade política para o fazer, pois alguns deles teriam de deixar de financiar o clube de futebol da localidade.
A nossa esperança é conseguir encontrar um investidor a quem possamos demonstrar a viabilidade económica do projecto.

 

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