CT Comboios Transmontanos S.A.

Defensor Moura apela ao Governo para reavaliar encerramento da linha do Tua

16-01-2011 16:06

 

Quatro dias depois de Cavaco Silva ter estado em Mirandela, onde foi acusado de ser o responsável pelo encerramento de muitos quilómetros de linhas de caminho de ferro, Defensor Moura insurgiu-se este domingo, também em Mirandela, onde se deslocou no âmbito da campanha, contra o encerramento da linha do Tua por causa da construção da barragem e pediu uma reavaliação económica e social da decisão.

Mostrando-se contra a construção da barragem, considerando-a mesmo “uma má medida de política no que se refere ao combate e à desertificação da região”, o candidato pediu ao Governo que reavalie a decisão, afirmando que “há investimentos transitórios que não valorizam assim tanto o nosso património energético [leia-se barragem]”.

À chegada à estação ferroviária de Mirandela, que se encontra desactivada e em visível estado de degradação, Defensor Moura visionou um vídeo relativo à visita que Cavaco Silva efectuou quarta-feira, também no âmbito da campanha para as presidenciais, à zona industrial da cidade e onde disse que “gostava muito de andar de comboio” e que “o comboio é um instrumento” indispensável ao desenvolvimento da região. O que deixou muitos transmontanos indignados.

“Tive um convite dos transmontanos de Mirandela para lhes vir dar voz nesta luta pela reactivação das linhas de caminho de ferro que foram fechadas nos anos 90. À chegada fui surpreendido com um vídeo da visita de um outro candidato que apela muito à falta de memória dos portugueses e neste caso dos transmontanos”, declarou o candidato, lembrando que foi com Cavaco na liderança do Governo que foram encerrados 185 dos 250 quilómetros de via-férrea do distrito de Bragança”.

Lamentando aproveitamento político, Defensor verberou, acusando o Presidente da República de vir a Mirandela “pedir o apoio a quem tinha sito prejudicado pela sua acção”.

No final de uma visita de metro entre a estação do Cachão e Carvalhais, onde viajou toda a comitiva que acompanha o candidato, Defensor acenou com “o sofrimento que Trás-os-Montes está a sentir de desinvestimento e de desertificação, porque lhes faltam transportes regulares e seguros e a linha de caminho de ferro que tanto custou a construir é um investimento que deve ser mantido e revalorizado”.

Por seu lado, Daniel Conde, do Movimento Cívico da Linha do Tua, que não se conforma com o encerramento da linha, considera que “há muita coisa a fazer a partir da linha do Tua para o desenvolvimento da região, mas muito pouco se tem feito”. Pedindo a reactivação a linha até Bragança, Daniel Conde dá conta das potencialidades deste troço pelo seu “valor paisagístico, arquitectónico e social que é isso que importa aqui, trazer de novo o desenvolvimento ao distrito de Bragança”.

Na comitiva que acompanhou o candidato presidencial Defensor Moura participaram também elementos da Associação Ibérica da Defesa dos Rios.

 

Fonte: Público

 

 

 

Contatos

CT - Comboios Transmontanos S.A.

ct_comboios@netcabo.pt

Procurar no site

 

Notícias

20-08-2010 16:39

Projecto turístico para o Tua premiado a nível nacional

Daniel Conde ganhou o terceiro prémio do concurso “Acredita Portugal” com um projecto que prevê a dinamização turística do Vale do Tua a partir...
10-07-2010 09:28

Movimento propõe referendo regional à Linha do Tua

O Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) desafia os autarcas dos concelhos atravessados pela via-férrea e aos alcaides espanhóis, até Puebla de...

© 2010-2011 CT-Comboios Transmontanos S.A.

Crie o seu site grátisWebnode