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3.2 Infra-estruturas

A CT celebraria com o estado um Contrato de Concessão da exploração das Linhas do Tâmega, Tua, Corgo, Sabor, Lamego e Vouga, por um prazo mínimo de 50 anos, renovável por iguais períodos de tempo, passando todas as actuais infra-estruturas da Refer para a CT pelo custo de 1 euro, por contrapartida do serviço público que seria prestado pela CT. Caso o contrato não seja renovado no futuro, o estado teria de pagar aos accionistas da CT o seu capital, assim como todas as mais-valias realizadas nas linhas. Além disso, o estado concederia a DUP (Declaração de Utilidade Pública) permitindo à CT fazer as expropriações dos terrenos necessários à construção e/ou correcção dos traçados das linhas férreas.

As oficinas de manutenção situadas em Sernada do Vouga e no Corgo, passariam também para a CT. No entanto prevemos também a necessidade da existência de outras oficinas de manutenção em Chaves e/ou em Mirandela. Para evitar o aumento dos custos com pessoal relacionados com as equipas de manutenção do material circulante, optámos pela circulação das equipas de manutenção pelas várias oficinas, nomeadamente as situadas em Trás-os-Montes para efectuarem as manutenções programadas de todas as composições da CT.

Muitas das estações e apeadeiros irão precisar de obras, dai que foram orçamentadas verbas para este efeito. Uma vez que muitas destas infra-estruturas irão ser utilizadas para o Turismo de Habitação Ferroviário e Colónia de Férias, torna-se necessária uma intervenção mais onerosa.

Relativamente às passagens de níveis, defendemos que grande parte delas, devem ser automáticas, evitando assim a contratação de pessoal para esta função.

Relativamente a sinalização e respectivo controlo de tráfico ferroviário, deve também ser modernizado, através de sinalização electrónica, cujos controladores seriam sediados em Chaves e/ou Mirandela e Aveiro.

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