CT Comboios Transmontanos S.A.

Linha do Corgo continua fora dos carris dois anos após o encerramento

25-03-2011 17:24

 

A associação ambientalista Quercus exigiu a reabertura da linha ferroviária do Corgo, que liga Peso da Régua a Vila Real e que foi encerrada há dois anos por motivos de segurança.
A 25 de Março de 2009, a então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, mandou fechar a Linha do Corgo por razões de segurança, anunciando depois um investimento de 23,4 milhões de euros na reparação da linha que deveria reabrir até ao final de 2010.
As primeiras fases ficaram concluídas no final de 2009, depois do levantamento dos carris e travessas e reperfilamento da plataforma, só que, entretanto, os trabalhos pararam deixando as populações e autarcas apreensivos quanto ao futuro da linha.

O Núcleo da Quercus de Vila Real e Viseu mostrou-se, em comunicado, preocupado com a “situação de incerteza” em que se encontra a Linha do Corgo, na qual ainda não foram repostos os carris.

“Passaram todos os prazos previstos, e até alargados, dados pelos decisores políticos e autoridades responsáveis regionais e nacionais, que garantiram a sua reabertura. Esta linha, que liga a cidade de Vila Real à Linha do Douro é“crucial no desenvolvimento sustentável da região, visto ser, dos transportes, o menos poluente. É também essencial no combate ao despovoamento do interior norte, nomeadamente a nível turístico, pois é um transporte que potencia a chegada de turistas à capital de distrito”, um facto que a Quercus diz que foi reforçado no Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, cujo promotor foi a Presidência do Conselho de Ministros.

Neste plano, segundo a associação, ficou assente a importância da reabilitação das linhas estreitas que fazem ligação à Linha do Douro com a “criação de uma bolsa para o relançamento e concessão de patrimónios ferroviários desactivados das linhas do Douro, Tâmega, Corgo, Tua e Sabor. Envolto em mais uma situação dúbia, o povo trasmontano vai perdendo o direito à mobilidade, e ao desenvolvimento sustentável, acabando por ficar cada vez mais encerrado em muros de betão e silêncios injustificados”.
Por isso, o Núcleo da Quercus de Vila Real e Viseu exigiu que a população seja esclarecida acerca da data da reabertura da Linha do Corgo, para poderem realmente colocar em prática o slogan “Mude a sua Vida e Vá de Comboio”.

Em Novembro, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, afirmou que projectos para o prolongamento da Linha do Douro até Barca de Alva e a reactivação da via-férrea do Corgo estavam a ser “recalendarizados”, salientando na altura que “o calendário dos projectos tem que ser revisto em função das disponibilidades orçamentais e sobretudo das condições de financiamento”.
Portugal, é o único país da Europa Ocidental que, em 20 anos, perdeu passageiros na ferrovia. Em contrapartida, na vizinha Espanha, registou-se um crescimento de 157 por cento.

Fonte:  Jornal Norte/Quercus

Contatos

CT - Comboios Transmontanos S.A.

ct_comboios@netcabo.pt

Procurar no site

 

Notícias

22-03-2011 21:00

Abraço ao Tua – Dia 27 de Março pelas 15h – na Foz do Tua

Entra aqui para mais informações.    
18-03-2011 21:47

Pedro Pimentel questiona o Ministro das Obras Públicas acerca da Linha do Corgo

  Pedro Pimentel, Deputado Castedense eleito pelo Círculo Vila Real, dirigiu algumas questões ao Ministro das Obras Públicas e Transportes e...
16-03-2011 22:04

Voluntários limpam linha desactivada

  Cerca de 30 voluntários portugueses e espanhóis iniciaram ontem a limpeza de um troço da linha de caminho-de-ferro que liga as estações de...
07-03-2011 22:41

LINHA FERROVIÁRIA DO CORGO - “OS VERDES” ENTREGARAM PERGUNTA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o...
02-03-2011 00:01

O Projecto CT – Comboios Transmontanos S.A. vai ser actualizado em breve…

Estamos a melhorar o projecto CT com os contributos que fomos recebendo ao longo dos últimos meses. Estamos também a introduzir algumas ideias...

© 2010-2011 CT-Comboios Transmontanos S.A.

Crie o seu site grátisWebnode