CT Comboios Transmontanos S.A.

LINHA FERROVIÁRIA DO CORGO - “OS VERDES” ENTREGARAM PERGUNTA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

07-03-2011 22:41

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre a Linha Ferroviária do Corgo.

 “Os Verdes” querem saber a calendarização prevista para a execução da 2ª fase das obras e também o custo mensal que a CP terá com a implementação dos transportes alternativos.

PERGUNTA:

 

A Assembleia Municipal de Vila Real aprovou, no final do ano passado, uma Moção a favor da reactivação da linha ferroviária do Corgo. Esta Moção vem no seguimento da promessa feita pelo Governo, em 2009, em que se comprometia a requalificar a linha até Setembro de 2010.

A modernização de um País passa por um serviço público de qualidade e o transporte ferroviário deve ser encarado como um instrumento de combate ao isolamento, a desertificação do interior e potenciador da economia.

A linha do Corgo, além da importância que tem para a mobilidade das populações, tem uma grande procura turística.

Em 2009 foram realizadas as primeiras fases dos trabalhos, na íntegra, nas linhas do Corgo e Tâmega com as empreitadas de levantamento da super estrutura de via e reperfilamento da plataforma.

A linha foi encerrada por motivos de segurança e se analisarmos as instruções que foram enviadas a todas as empresas de transportes do sector público reparamos que no segundo item se diz “atribuir prioridade a investimentos com segurança”.

Ora, com os transportes rodoviários alternativos estão as populações menos seguras em virtude das estradas serem muito sinuosas e o clima aumentar essa perigosidade.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações possa prestar os seguintes esclarecimentos:

  1. Qual o calendário previsto para a execução da 2º fase das obras na linha do Corgo?
  2. Qual o custo mensal que a CP está a ter com os transportes alternativos?

Fonte: O Grupo Parlamentar “Os Verdes

Contatos

CT - Comboios Transmontanos S.A.

ct_comboios@netcabo.pt

Procurar no site

 

Notícias

17-10-2010 14:20

Barragem está definitivamente aprovada e a linha do Tua será submersa

De Margarida Cotrim (LUSA)  Bragança, 16 out (Lusa) -- A construção da barragem de Foz Tua está definitivamente aprovada, com a conclusão do...
15-10-2010 12:01

Apresentação do Projecto de Lei do BE – Linha do Tua

No próximo sábado dia 16 de Outubro pelas 11 horas no Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães, o Bloco de Esquerda vai fazer uma conferência de...
15-10-2010 11:30

Auto-Estradas vs Vias-férreas

(..) Como se isto não bastasse, enquanto a Espanha ou a Holanda (os únicos países com valores próximos de Portugal) têm uma verdadeira rede...
28-09-2010 12:16

Presidente da Refer explica investimentos na rede no Parlamento

O presidente da Refer, Luís Pardal, vai esta tarde ao Parlamento explicar, na comissão de Obras Públicas, os investimentos na rede ferroviária...
27-09-2010 17:08

Conjunto de entidades entregam carta aberta ao Governo em defesa da Linha do Tua

Várias entidades irão hoje entregar uma carta aberta ao secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, com o objectivo de defender o "potencial...

© 2010-2011 CT-Comboios Transmontanos S.A.

Crie o seu site grátisWebnode